Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

COMENTÁRIOS ÀS POSTAGENS

Aqueles que quiserem acrescentar comentários às postagens, devem clicar em "comentários"( no canto inferior direito de cada postagem) escolher Nome/URL e seguir as instruções. É muito simples!

Mais fotos da IV - Conferência Estadual de SM




Wellington dos Santos Marinho - autor da Moção e Delegado da AUFA-SM na Conferência Nacional de SM


Fotos da IV - Conferência Estadual de Saúde Mental




Moção apresentada pela AUFA-SM na IV- Conferência Estadual de Saúde Mental

Temos a satisfação de comunicar que a AUFA-SM esteve presente na IV-Conferência Estadual de Saúde Mental , que aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2010, na UERJ, através de seus delegados Maria Alice Bastos Silva , Profissional de Saúde Mental do Caps AD - Alameda , e Wellington dos Santos Marinho, Usuário do Caps Casa do Largo, ambos membros da Diretoria da AUFA-SM.
A AUFA-SM conseguiu que a Moção abaixo, que já havia sido aprovada na II Conferência Municipal de SM, também fosse acolhida como Moção na IV Conferência Estadual de SM.
O melhor de tudo é que esta Moção com o texto adaptado,vai se transformar numa PROPOSTA que será apresentada na Conferência Nacional de Saúde Mental.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Moção apresentada pela AUFA-SM na II Conferência de SM de Niterói/RJ

Há no Brasil um número de aproximadamente 40.000 pessoas confinadas em hospitais psiquiátricos. Como justificar essa prisão de pessoas que não inflingiram as leis?

Por que alguns tribunais, alguns advogados e associações defensoras dos direitos humanos(alguns psiquiatras também) apóiam a hospitalização compulsória dos doentes mentais?

Através dessa pergunta buscamos despertar a consciência do público para os males da Psiquiatria Manicomial Desumana.

Reafirmamos que liberdade e responsabilidade não podem ser separadas.

No Brasil, apesar dos avanços legislativos no campo da saúde mental, a cultura da impunidade e a violação dos Direitos Humanos dos portadores de transtornos mentais permanecem, sobretudo nos hospitais psiquiátricos em funcionamento.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em nosso país, existem 42.036 leitos distribuídos em 228 hospitais psiquiátricos. São emblemáticos os casos de mortes de pacientes internados nos hospitais psiquiátricos que mantém a tradição manicomial.

Para todos nós é evidente ser de fundamental importância a construção de uma sociedade fundada em valores que afirmem direitos e dignidade do ser humano e que enfrente um de seus maiores desafios no que se refere ao tratamento dispensado aos portadores dos mais variados tipos de transtornos mentais e a garantia de seus direitos. De forma ampla defendemos, uma luta por uma sociedade mais justa e que preze pela dignidade da pessoa humana e por sua emancipação.

30 de maio de 2010

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Programa de Saúde Mental de Niterói

Aqueles que quiserem saber mais sobre como funciona e é composta a rede de saúde mental de Niterói, devem utilizar o seguinte endereço(Secretaria de Saúde de Niterói/RJ):

http://www.saude.niteroi.rj.gov.br/

e clicar no link "Coordenação de Saúde Mental"