Há no Brasil um número de aproximadamente 40.000 pessoas confinadas em hospitais psiquiátricos. Como justificar essa prisão de pessoas que não inflingiram as leis?
Por que alguns tribunais, alguns advogados e associações defensoras dos direitos humanos(alguns psiquiatras também) apóiam a hospitalização compulsória dos doentes mentais?
Através dessa pergunta buscamos despertar a consciência do público para os males da Psiquiatria Manicomial Desumana.
Reafirmamos que liberdade e responsabilidade não podem ser separadas.
No Brasil, apesar dos avanços legislativos no campo da saúde mental, a cultura da impunidade e a violação dos Direitos Humanos dos portadores de transtornos mentais permanecem, sobretudo nos hospitais psiquiátricos em funcionamento.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em nosso país, existem 42.036 leitos distribuídos em 228 hospitais psiquiátricos. São emblemáticos os casos de mortes de pacientes internados nos hospitais psiquiátricos que mantém a tradição manicomial.
Para todos nós é evidente ser de fundamental importância a construção de uma sociedade fundada em valores que afirmem direitos e dignidade do ser humano e que enfrente um de seus maiores desafios no que se refere ao tratamento dispensado aos portadores dos mais variados tipos de transtornos mentais e a garantia de seus direitos. De forma ampla defendemos, uma luta por uma sociedade mais justa e que preze pela dignidade da pessoa humana e por sua emancipação.
30 de maio de 2010
Esta moção foi idealizada por Wellington dos Santos Marinho, usuário do Caps Casa do Largo de Niterói, e membro da Diretoria da AUFA-SM
ResponderExcluir