Pense nisso: O que posso fazer de bom para este planeta? Quando faço o bem sem olhar a quem? Tempo de reflexão, um bom Natal a todos, mas sem deslumbramento. Não esqueça a parte que lhe cabe! (Leila Amorim - Psicóloga)
ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS FAMILIARES E AMIGOS DA SAÚDE MENTAL- FUNDADA NO ANO DE 2007 EM NITERÓI/RJ.CNPJ 14562855/0001-10 Alameda São Boaventura, 129 - Fonseca- 24130-005 - Niterói/RJ, Tel.: (21)2718-5803 aufa_sm@hotmail.com
terça-feira, 29 de novembro de 2011
sábado, 19 de novembro de 2011
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
AVISO IMPORTANTE SOBRE A AUDIÊNCIA PÚBLICA
A AUDIÊNCIA PÚBLICA SERÁ REALIZADA DIA 13 DE DEZEMBRO, TERÇA-FEIRA , ÀS 13h NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI.
É MUITO IMPORTANTE A PRESENÇA DE USUÁRIOS , FAMILIARES, AMIGOS DA SAÚDE MENTAL NESTE DIA. COMPAREÇAM!!!
É MUITO IMPORTANTE A PRESENÇA DE USUÁRIOS , FAMILIARES, AMIGOS DA SAÚDE MENTAL NESTE DIA. COMPAREÇAM!!!
ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS, FAMILIARES E AMIGOS DA SAÚDE MENTAL – NITERÓI
Niterói, 24 de novembro de 2011
Niterói, 24 de novembro de 2011
A A.U.F.A – Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental vem, mui respeitosamente, convidá-lo para participar da Audiência Pública sobre a Assistência aos Usuários da Rede de Saúde Mental do Município de Niterói a realiza-ser na Câmara Municipal de Niterói, Avenida Ernani do Amaral Peixoto, nº 625, Centro, Niterói, no dia 13 de dezembro de 2011 às 13 horas.
No dia 29 de junho de 2011 realizamos um Ato Público em Defesa à Saúde Mental objetivando a manutenção e continuidade da boa assistência prestada no município de Niterói. Daremos continuidade a este tema pautando a falta de manutenção física e de insumos das unidades, precariedades nas relações de trabalho, escassez de profissionais, necessidade de expansão da rede entre outros.
A vossa participação é de suma importância para o fortalecimento da Política Municipal de Atenção ao Usuário de Saúde Mental, através do compromisso da atual gestão com as diretrizes nacionais anteriormente assumidas que garantiam a real assistência, acesso, integralidade e equidade no tratamento, promoção e prevenção em saúde.
Margarida Espada Tavares Leite
Presidente AUFA-SM
terça-feira, 25 de outubro de 2011
CONVITE PARA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 2012
Boa Tarde;
Venho pelo presente convida-lo a participar de Audiências Públicas referentes à Lei Orçamentária Anual - LOA do exercício de 2012, a serem realizadas no Plenário da Camara Municipal de Niterói, nos dias 25 de outubro, das 15 às 17 horas, e 07 e 28 de Novembro do corrente ano, a partir das 17 horas.
Att.
Carlos Macedo
Presidente
Comissão de Finanças, Orçamento,
Defesa do Consumidor e Direitos do Contribuinte
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
DIA 15 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DOS INDIGNADOS.
No dia15 (sabado) é o dia mundial dos indignados e em Niterói iremos fazer uma protesto em frente ao Cinema Icarai ás 10:00 horas, onde diverrsas entidades estarão fazendo este ato juntos. Seria importante voces participarem com faixas e convidadrem mais pessoas. Vai ter carro de som e todos poderão falar de suas angustias e descaso deste maldito prefeito, que está querendo fechar o Hospital Orencio de Freitas e liquidar com a saude, a ciultura e a educação.
Parabéns pelo ato que fizeram em frente as barcas. VALEU! TEMOS QUE FAZER OUTROS. ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS PELA JUSTIÇA, PELA IGUALDADE E PELA INCLUSÃO DE TODOS.
ABRAÇOS
AZEVEDO - PRESIDENTE DO CCOB
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
É PRECISO PENSAR DIFERENTE A SAÚDE MENTAL
Parafraseando o lema da APPLE : “PENSAR DIFERENTE”,(que é um princípio que pode ser aplicado a todas as áreas do conhecimento humano) acredito que principalmente os gestores devem PENSAR DIFERENTE SOBRE A SAÚDE MENTAL, e pensar diferente é acolher as diretrizes da Reforma Psiquiátrica na sua totalidade.
Quando Franco Basaglia idealizou a Reforma Psiquiátrica ele PENSOU DIFERENTE A SAÚDE MENTAL.
Mas esta idéia inovadora da Reforma Psiquiátrica pode e deve evoluir e ser aperfeiçoada.
Nós , usuários, familiares , e profissionais de saúde mental devemos constantemente procurar PENSAR DIFERENTE sobre a Saúde Mental para não estagnar o que já foi construído e garantir futuras melhorias.
Vivemos em um mundo de intensas transformações . Isto trás desajustes mentais e emocionais para as pessoas , porque nem todos podem assimilar estas transformações de uma maneira harmônica, por isso a Saúde Mental está na ordem do dia.
A assistência oferecida pela rede de saúde mental de Niterói trabalha em condições precárias e mesmo assim consegue bons resultados . Garantimos que se ela funcionar em condições ideais, onde não faltem recursos materiais e de pessoal, ela pode realizar muito mais do que realiza atualmente.
Atenciosamente José Henrique - AUFA-SM
domingo, 2 de outubro de 2011
10 de Outubro - DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL
Caros,
Neste dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, organizaremos uma
Mobilização em favor da Saúde Mental em frente às barcas, com nossos pacientes e
seus familiares, trabalhadores, amigos e todos aqueles interessados em mostrar a
força e a importância que tem o trabalho que desenvolvemos. Precisamos continuar
mobilizados, atentos ao rumo da política municipal, principalmente em relação
aos recursos humanos.A moblização terá início às 16 horas. Cada serviço pode
atualizar o debate sobre a situação da Saúde Mental com seus pacientes e
familiares e incentivá-los a participar desse evento. Assembléias, reuniões de
familiares, AUFA, reuniões de equipe, inúmeros espaços para incluirmos todos
numa luta comum. Divulguem
para os colegas! Até lá! Kelly
Neste dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, organizaremos uma
Mobilização em favor da Saúde Mental em frente às barcas, com nossos pacientes e
seus familiares, trabalhadores, amigos e todos aqueles interessados em mostrar a
força e a importância que tem o trabalho que desenvolvemos. Precisamos continuar
mobilizados, atentos ao rumo da política municipal, principalmente em relação
aos recursos humanos.A moblização terá início às 16 horas. Cada serviço pode
atualizar o debate sobre a situação da Saúde Mental com seus pacientes e
familiares e incentivá-los a participar desse evento. Assembléias, reuniões de
familiares, AUFA, reuniões de equipe, inúmeros espaços para incluirmos todos
numa luta comum. Divulguem
para os colegas! Até lá! Kelly
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Primavera da Saúde – Semeando lutas para o florescimento do SUS
Escrito por: CUT Nacional
O direito universal à saúde nem sempre foi uma realidade para os brasileiros. Esse direito, tão caro ao desenvolvimento e à promoção da justiça social em nosso país, foi conquistado através da LUTA de sindicatos, movimentos populares e sociais, gestores e profissionais de saúde, estudantes, igrejas, universidades e partidos políticos unidos em uma ferrenha defesa da vida, da dignidade humana e da democracia.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é produto desta luta de um povo que buscava redemocratizar seu país e garantir sua cidadania. A conquista do Sistema Único de Saúde na Constituição de 1988 criou as condições para a instalação da maior política social já vista na história deste país, porém nos anos que se seguiram à sua promulgação seguiu-se uma luta ainda mais dura: transformar o sonho de um sistema de saúde universal, integral, equânime e democrático em realidade. INTERESSES PRIVADOS CONTRÁRIOS A EFETIVAÇÃO DO SUS, COMPETIÇÃO COM OS PLANOS DE SAÚDE, ESCASSEZ DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS, INSUFICIÊNCIA DA REDE DE SERVIÇOS ASSISTENCIAIS, SÃO APENAS ALGUMAS DAS DIFICULDADES ENCARADAS AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS POR AQUELES QUE TÊM LUTADO PELA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE.
No entanto, nenhum problema parece tão agudo para a implementação do SUS quanto as limitações impostas pelo sub-financiamento do sistema. Mesmo nas localidades onde a implementação do SUS conseguiu alcançar mais avanços, a falta de recursos financeiros impede a efetivação plena do direito à saúde, tão duramente conquistado. A regulamentação da Emenda Constitucional 29 permanece até os dias atuais como questão em aberto e em disputa. E é justamente em torno desta disputa que vê-se surgir uma faísca, e desta faísca uma nova chama que venha mais uma vez na história incendiar os movimentos sociais e movimentos populares na luta por direitos, pelo reconhecimento de cada brasileiro e brasileira como cidadão e cidadã, na efetivação do direito à defesa de sua vida, do direito à saúde.
A faísca foi lançada há alguns meses no congresso do CONASEMS onde se propôs um ato em defesa de uma regulamentação da emenda 29 que trouxesse efetivamente mais recursos para a saúde e no último dia 24 de agosto a faísca se fez chamas com um Ato Público que reuniu centenas de pessoas que tomaram o espaço do Congresso Nacional, a atenção dos parlamentares, e espaço da mídia, alcançando visibilidade nacional.
Incendiados pela força de mudança que mais uma vez se mostra viva, movimentos e entidades que lutam pelo direito à saúde e defendem o SUS, inspirados pelas várias primaveras revolucionárias de nossa história, anunciam a “Primavera da Saúde” – uma grande jornada de lutas e mobilizações em defesa da saúde pública brasileira, que alcance os quatro cantos do Brasil e produza a virada necessária para tornar a saúde um direito efetivo para todo cidadão e toda cidadã brasileiros. Vamos incendiar corações e mentes em defesa do direito à saúde, vamos fortalecer o movimento por uma da regulamentação da EC29 que efetivamente traga os recursos necessários ao pleno desenvolvimento do SUS. Com as flores da mudança na mente, vamos produzir a Primavera na Saúde com a qual sonhamos e pela qual lutamos! Com a história na mão vamos embora fazer acontecer: a hora é agora, saúde prioridade para o Brasil!
A primeira atividade da jornada de mobilização da “Primavera da Saúde” será a realização de um abraço ao Palácio do Planalto, previsto para o próximo dia 27 de setembro, onde os militantes do SUS presentearão com flores a presidenta Dilma, numa demonstração de que ela terá todo o apoio da sociedade e dos movimentos e entidades que lutam em defesa do SUS para cumprir o seu compromisso de campanha, registrado no programa de governo protocolado no TSE e reafirmado em seu discurso de posse, e regulamentar a emenda 29. O ato começa às 10h. Já o abraço ao Congresso está marcado para às 11h30.
Estão previstas várias outras atividades para a “Primavera da Saúde”, incluindo atos públicos nas conferências estaduais de saúde para sensibilização dos governadores estaduais. Todas as entidades e movimentos são convidados a participar das atividades e a propor atividades novas. Para mais informações e novas adesões, entre em contato no e-mail: primaveradasaude@gmail.com. A lista de emails para as entidades se organizarem e dialogarem é primavera-da-saude@googlegroups.com
A votação da regulamentação da emenda 29 foi marcada para quarta feira, dia 28 de setembro. Além disso, está confirmada a Comissão Geral na Câmara dos Deputados sobre o SUS, dia 20 de setembro, terça feira. Durante essa “Comissão Geral” todas as atividades da Câmara são interrompidas e todo o plenário fica por conta de debate sobre saúde. Essa atividade ficou marcada em comemoração dos 21 anos do SUS (dia 19 de setembro).
Primavera da Saúde – Semeando lutas para o florescimento do SUS
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
CARTA DOS ESTAGIÁRIOS DA REDE DE SM DE NITERÓI
Prezados Usuários, Amigos, e Familiares da Saúde Mental (AUFA),
É com muita satisfação que estamos nessa assembléia novamente, agora com os frutos de nossa contribuição feita na Festa Junina da Rede de Saúde Mental ocorrida no dia 29 de Julho. Desde o início da organização dos serviços para a festa junina, nós estagiários da rede, nos colocamos a disposição para cooperar com um evento que entendíamos ser de extrema importância. Esse entendimento se deu principalmente pelo momento político que vivemos na saúde mental e pública em geral. Exatamente um mês antes da festa junina, no dia 29 de junho fomos para as ruas e nos colocamos claramente contra o descaso do poder publico em relação as demissões e a intensa precarização dos serviços da saúde mental. Sabemos que o momento atual é de extrema dificuldade, o estado cada vez mais vende nossa saúde a grandes corporações de direito privado. Basta a ir aos serviços de saúde do município que vamos dar de cara com a dificuldade de se manter um atendimento de qualidade a população o que contraria por completo as diretrizes do SUS, as bases da constituição federal e estadual e os direitos humanos e universais da pessoa.
Essa doação a AUFA, para além dos R$ 127,70 arrecadados em nossas atividades, tem a intenção de mostrar que acreditamos na organização e na mobilização para enfrentar o atual cenário da saúde mental em Niterói. Para finalizar gostaríamos de propor a AUFA ações conjuntas para dinamizar as discussões feitas nas assembléias, e para avançarmos na unidade entre os serviços da rede de saúde mental
Atenciosamente
Estagiários da Rede de Saúde Mental de Niterói
quarta-feira, 27 de julho de 2011
MANDADO DE SEGURANÇA IMPETRADO CONTRA A FMS PARA ASSEGURAR A CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO
Este é o mandado de segurança contra a Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Construímos a ação com os autores, que são alguns dos concursados do IV Concurso Público da FMS (2007) e o Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é obrigar a Fundação a convocar os aprovados no concurso para as vagas de provimento efetivo que foram criadas na vigência do mesmo.
Foram 34 vagas criadas, mas 21 delas não estão ocupadas. Mesmo sem preenchê-las, o presidente da FMS e Secretário de Saúde deu declarações na imprensa manifestando a intenção de demitir 25% dos funcionários contratados por RPA ao mês, nos próximos 04 meses, e de realizar um NOVO CONCURSO TEMPORÁRIO para substituí-los.
Alguns profissionais que estão nessa luta da saúde mental nos procuraram indignados, pois esse concurso temporário irá precarizar ainda mais os trabalhadores e saúde não se estrutura sem concurso público. Ao passo que eles não chamam para as vagas criadas e vazias nem aqueles que passaram no concurso a prefeitura pretende então manter a precarização apenas adotando um novo formato.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
terça-feira, 12 de julho de 2011
Vídeo feito na Manifestação do dia 29 de junho de 2011- Quem não foi assista, vale a pena!
O Vídeo pode ser assistido no Blog ou então através dos links abaixo, no YOU TUBE:
quarta-feira, 6 de julho de 2011
terça-feira, 5 de julho de 2011
quinta-feira, 30 de junho de 2011
AUFA-SM Participa de Passeata no dia 29/06/2011
http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/funcionarios-realizam-manifestacao-contra-demissoes-do-setor-de-saude-mental#.TgvmHKbLD1I.facebook
MANIFESTO
Junte-se ao movimento em defesa da saúde mental contra o corte de 25% na força de trabalho e contra o fechamento dos serviços e o desmonte de uma rede com 18 anos de história.
Demitir ¼ da força de trabalho não é solução!
O que será dos 8000 pacientes assistidos e suas famílias?
Quem vai pagar essa conta?
Não podemos dizer que a Saúde Mental em Niterói funcione a contento, apesar de seu reconhecimento no Brasil inteiro por suas ações de vanguarda. Há graves limitações no que diz respeito a recursos humanos, estrutura física das unidades, transporte de usuários, controle das clínicas contratadas, sem contar a deficiência de medicamentos e as dificuldades em garantir novos serviços para acolher os pacientes que ainda estão internados desnecessariamente e os usuários de álcool e outras drogas.
A relevância desse Programa pode ser avaliada pela redução dos leitos manicomiais na cidade e pela inclusão de milhares de pacientes aos serviços comunitários.
A saúde mental atravessa frequentes crises ultimamente e estas acabam trazendo muitos problemas para a manutenção do trabalho e, portanto, para a assistência dos pacientes. No momento, há uma determinação do governo municipal exigindo uma redução de 25% dos trabalhadores. Este fato implicará no fechamento de serviços, redução de ações que culminarão com a desassistência aos 7832 usuários vinculados a essa rede.
Cabe lembrar que cerca de 90% dos trabalhadores da saúde mental em Niterói estão sustentando esse trabalho através de vínculos precários, sem direito a férias e 13º, e os aprovados no último concurso ainda não assumiram os cargos vagos.
Já foram atravessadas muitas crises e sempre há a sensibilidade dos governos, dos parceiros e da sociedade.
Essa luta é de todos nós!!
Em defesa de uma saúde pública e de qualidade!
Junte-se ao movimento em defesa da saúde mental contra o corte de 25% na força de trabalho e contra o fechamento dos serviços e o desmonte de uma rede com 18 anos de história.
Demitir ¼ da força de trabalho não é solução!
O que será dos 8000 pacientes assistidos e suas famílias?
Quem vai pagar essa conta?
Não podemos dizer que a Saúde Mental em Niterói funcione a contento, apesar de seu reconhecimento no Brasil inteiro por suas ações de vanguarda. Há graves limitações no que diz respeito a recursos humanos, estrutura física das unidades, transporte de usuários, controle das clínicas contratadas, sem contar a deficiência de medicamentos e as dificuldades em garantir novos serviços para acolher os pacientes que ainda estão internados desnecessariamente e os usuários de álcool e outras drogas.
A relevância desse Programa pode ser avaliada pela redução dos leitos manicomiais na cidade e pela inclusão de milhares de pacientes aos serviços comunitários.
A saúde mental atravessa frequentes crises ultimamente e estas acabam trazendo muitos problemas para a manutenção do trabalho e, portanto, para a assistência dos pacientes. No momento, há uma determinação do governo municipal exigindo uma redução de 25% dos trabalhadores. Este fato implicará no fechamento de serviços, redução de ações que culminarão com a desassistência aos 7832 usuários vinculados a essa rede.
Cabe lembrar que cerca de 90% dos trabalhadores da saúde mental em Niterói estão sustentando esse trabalho através de vínculos precários, sem direito a férias e 13º, e os aprovados no último concurso ainda não assumiram os cargos vagos.
Já foram atravessadas muitas crises e sempre há a sensibilidade dos governos, dos parceiros e da sociedade.
Essa luta é de todos nós!!
Em defesa de uma saúde pública e de qualidade!
Passeata pacifica se concentra em frente à Prefeitura de Niterói e pede a recontratação dos 25% do quadro dos funcionários que foi demitido e a garantia que não haverá novas demissões
Cerca de 300 pessoas entre funcionários da saúde mental, associações dos usuários do serviço incluindo pacientes e familiares, e populares participam na tarde desta quarta-feira de uma manifestação contra a redução em 25% do quadro dos profissionais do setor de saúde mental da secretária de saúde do município.
A manifestação foi uma caminhada que começou por volta das 14h na Câmara Municipal de Vereadores de Niterói seguindo até a sede da Prefeitura. Os familiares reclamam que o atendimento aos pacientes vai piorar com a diminuição dos funcionários. De acordo com os manifestantes, a causa dessas demissões é o fim de um repasse de R$ 30 milhões do governo federal.
A Polícia Militar foi ao local para acompanhar os manifestantes e chegaram a interditar duas faixas da Avenida Amaral Peixoto durante 20 minutos.
Uma comissão de trabalhadores foi formada para tentar dialogar pessoalmente com o prefeito Jorge Roberto Silveira para evitar novas demissões e para que os recém demitidos sejam recontratados pelos mesmos salários.
A manifestação está acontecendo de forma pacifica com faixas, bolas brancas e pretas e apitos. Na o trânsito na Rua Visconde de Sepetiba está lento com uma faixa interditada guardas municipais.
O FLUMINENSE
MANIFESTO
Junte-se ao movimento em defesa da saúde mental contra o corte de 25% na força de trabalho e contra o fechamento dos serviços e o desmonte de uma rede com 18 anos de história.
Demitir ¼ da força de trabalho não é solução!
O que será dos 8000 pacientes assistidos e suas famílias?
Quem vai pagar essa conta?
Não podemos dizer que a Saúde Mental em Niterói funcione a contento, apesar de seu reconhecimento no Brasil inteiro por suas ações de vanguarda. Há graves limitações no que diz respeito a recursos humanos, estrutura física das unidades, transporte de usuários, controle das clínicas contratadas, sem contar a deficiência de medicamentos e as dificuldades em garantir novos serviços para acolher os pacientes que ainda estão internados desnecessariamente e os usuários de álcool e outras drogas.
A relevância desse Programa pode ser avaliada pela redução dos leitos manicomiais na cidade e pela inclusão de milhares de pacientes aos serviços comunitários.
A saúde mental atravessa frequentes crises ultimamente e estas acabam trazendo muitos problemas para a manutenção do trabalho e, portanto, para a assistência dos pacientes. No momento, há uma determinação do governo municipal exigindo uma redução de 25% dos trabalhadores. Este fato implicará no fechamento de serviços, redução de ações que culminarão com a desassistência aos 7832 usuários vinculados a essa rede.
Cabe lembrar que cerca de 90% dos trabalhadores da saúde mental em Niterói estão sustentando esse trabalho através de vínculos precários, sem direito a férias e 13º, e os aprovados no último concurso ainda não assumiram os cargos vagos.
Já foram atravessadas muitas crises e sempre há a sensibilidade dos governos, dos parceiros e da sociedade.
Essa luta é de todos nós!!
Em defesa de uma saúde pública e de qualidade!
Junte-se ao movimento em defesa da saúde mental contra o corte de 25% na força de trabalho e contra o fechamento dos serviços e o desmonte de uma rede com 18 anos de história.
Demitir ¼ da força de trabalho não é solução!
O que será dos 8000 pacientes assistidos e suas famílias?
Quem vai pagar essa conta?
Não podemos dizer que a Saúde Mental em Niterói funcione a contento, apesar de seu reconhecimento no Brasil inteiro por suas ações de vanguarda. Há graves limitações no que diz respeito a recursos humanos, estrutura física das unidades, transporte de usuários, controle das clínicas contratadas, sem contar a deficiência de medicamentos e as dificuldades em garantir novos serviços para acolher os pacientes que ainda estão internados desnecessariamente e os usuários de álcool e outras drogas.
A relevância desse Programa pode ser avaliada pela redução dos leitos manicomiais na cidade e pela inclusão de milhares de pacientes aos serviços comunitários.
A saúde mental atravessa frequentes crises ultimamente e estas acabam trazendo muitos problemas para a manutenção do trabalho e, portanto, para a assistência dos pacientes. No momento, há uma determinação do governo municipal exigindo uma redução de 25% dos trabalhadores. Este fato implicará no fechamento de serviços, redução de ações que culminarão com a desassistência aos 7832 usuários vinculados a essa rede.
Cabe lembrar que cerca de 90% dos trabalhadores da saúde mental em Niterói estão sustentando esse trabalho através de vínculos precários, sem direito a férias e 13º, e os aprovados no último concurso ainda não assumiram os cargos vagos.
Já foram atravessadas muitas crises e sempre há a sensibilidade dos governos, dos parceiros e da sociedade.
Essa luta é de todos nós!!
Em defesa de uma saúde pública e de qualidade!
terça-feira, 31 de maio de 2011
Deliberações da Diretoria da AUFA-SM a partir da Assembléia do mês de maio de 2011.
Durante o ano de 2011 o processo Desinstitucionalização/Clínicas Conveniadas/Casa de Saúde Alfredo Neves será PAUTA PERMANENTE nas próximas Assembléias.
A Diretoria registrou formalmente na Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Niterói/RJ as diversas reclamações em relação aos maus tratos aos familiares e pacientes internados na Casa de Saúde Alfredo Neves.
Foi criada uma Comissão de Familiares que solicitará uma audiência com o Verador JOÃO GUSTAVO que faz parte da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói/RJ.
A Diretoria registrou formalmente na Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Niterói/RJ as diversas reclamações em relação aos maus tratos aos familiares e pacientes internados na Casa de Saúde Alfredo Neves.
Foi criada uma Comissão de Familiares que solicitará uma audiência com o Verador JOÃO GUSTAVO que faz parte da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói/RJ.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Cobertura do Evento de 18 de maio de 2011
Mariana Kapps, a responsável pelo BLOG "Maluco Beleza" do Caps Herbert de Souza, fez uma ótima cobertura com apresentação de slides do Evento do 18 de maio de 2011.
http://capsniteroi.wordpress.com/
Vale a pena conferir
http://capsniteroi.wordpress.com/
Vale a pena conferir
domingo, 1 de maio de 2011
EVENTO PELO DIA 18 DE MAIO - DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL
O Cronograma completo está na figura acima, basta clicar sobre ela!
A participação dos Usuários, Familiares e Amigos é muito importante. COMPAREÇAM!!!
Fotos da despedida do Dr.Sebastião Felix Pereira Jr, na Assembléia do dia 29 de abril de 2011
No dia 29 de abril de 2011, O Dr. Sebastião Felix Pereira Jr. compareceu à Assembléia da AUFA-SM e foi homenageado por todos os presentes.
A atuação do Dr. Sebastião enquanto Coordenador de Saúde Mental, foi muito importante para todos os usuários e familiares dos Serviços de Saúde Mental de Niterói.
Estiveram presentes também o Vereador do PSOL , Renatinho e o Sub-Secretário de Saúde de Niterói, Dr.Roberto Carlos de Brito Barcellos, demonstrando que a AUFA-SM é um espaço democrático aberto a todos os que se interessam pela questão da Saúde Mental.
Parabéns ao Dr. Sebastião, que deixa a Coordenação de Saúde Mental. Missão cumprida.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
quarta-feira, 13 de abril de 2011
DIA 18 DE MAIO - DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL
18 de Maio
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Debates – Auditório Macunaíma Bloco B / 4 andar – Instituto de Letras – UFF – Gragoatá
Dia 16 de Maio – segunda-feira
8h – Mesa de Abertura
8:30 – Experiências Positivas
Mesa composta por pacientes, médico e familiar
10:30 – Como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) se sustenta?
Dia 17 de Maio – terça –feira
8h- Histórico da Lei 10.216 em Niterói –10 anos
10h –Transparência na execução das portarias
Dia 18 de Maio – quarta –feira
Dia cultural – em frente às barcas – Praça Araribóia
Shows, espetáculos, poesia, artesanato e oficinas na rua
O que significa a Reforma Psiquiátrica?
Libertar da prisão que são os manicômios, inúmeros seres humanos ,que hoje graças a novos medicamentos e tratamentos, podem levar uma vida produtiva dentro da sociedade!
Como começou?
O psiquiatra Italiano FRANCO BASAGLIA em 1978 , aboliu na Itália todos os manicômios que mantinham seres humanos confinados indefinidamente e tratados da forma mais desumana possível!
E no Brasil?
Começou em 1978, quando psiquiatras e psicólogos que concordavam com o trabalho de Basaglia deram início a luta por um tratamento digno aos portadores de transtornos mentais. A partir de 06 de abril de 2001 , através da Lei N° 10.216(Lei Paulo Delgado) a Reforma Psiquiátrica foi normatizada em nosso país.
E Niterói?
Aqui em Niterói, o novo modelo de assistência aos transtornos mentais, conforme prevê a Reforma Psiquiátrica, esta presente nos CAPS – CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL- e ambulatórios, onde os pacientes recebem além do tratamento psiquiátrico e psicoterápico com médicos e psicólogos,um tratamento digno onde podem participar de oficinas de cultura, arte e lazer. Isto tudo voltado para o objetivo de inserir o paciente de volta à sociedade. Torná-lo capaz até, de voltar ao mercado de trabalho ou de gerar a sua própria renda.
Texto de José Henrique Cerqueira – paciente do Ambulatório do HPJ
Apoio – Prefeitura de Niterói, ASCOM, UFF, Barcas- SA, Neltur, SESC
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Debates – Auditório Macunaíma Bloco B / 4 andar – Instituto de Letras – UFF – Gragoatá
Dia 16 de Maio – segunda-feira
8h – Mesa de Abertura
8:30 – Experiências Positivas
Mesa composta por pacientes, médico e familiar
10:30 – Como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) se sustenta?
Dia 17 de Maio – terça –feira
8h- Histórico da Lei 10.216 em Niterói –10 anos
10h –Transparência na execução das portarias
Dia 18 de Maio – quarta –feira
Dia cultural – em frente às barcas – Praça Araribóia
Shows, espetáculos, poesia, artesanato e oficinas na rua
O que significa a Reforma Psiquiátrica?
Libertar da prisão que são os manicômios, inúmeros seres humanos ,que hoje graças a novos medicamentos e tratamentos, podem levar uma vida produtiva dentro da sociedade!
Como começou?
O psiquiatra Italiano FRANCO BASAGLIA em 1978 , aboliu na Itália todos os manicômios que mantinham seres humanos confinados indefinidamente e tratados da forma mais desumana possível!
E no Brasil?
Começou em 1978, quando psiquiatras e psicólogos que concordavam com o trabalho de Basaglia deram início a luta por um tratamento digno aos portadores de transtornos mentais. A partir de 06 de abril de 2001 , através da Lei N° 10.216(Lei Paulo Delgado) a Reforma Psiquiátrica foi normatizada em nosso país.
E Niterói?
Aqui em Niterói, o novo modelo de assistência aos transtornos mentais, conforme prevê a Reforma Psiquiátrica, esta presente nos CAPS – CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL- e ambulatórios, onde os pacientes recebem além do tratamento psiquiátrico e psicoterápico com médicos e psicólogos,um tratamento digno onde podem participar de oficinas de cultura, arte e lazer. Isto tudo voltado para o objetivo de inserir o paciente de volta à sociedade. Torná-lo capaz até, de voltar ao mercado de trabalho ou de gerar a sua própria renda.
Texto de José Henrique Cerqueira – paciente do Ambulatório do HPJ
Apoio – Prefeitura de Niterói, ASCOM, UFF, Barcas- SA, Neltur, SESC
sábado, 9 de abril de 2011
COMISSÃO ORGANIZADORA DOS EVENTOS DE 18 de MAIO DE 2011
PRÓXIMO ENCONTRO 10 DE MAIO ÀS 14H NO AMBULATÓRIO DO HPJ - Será apresentado o FOLDER e o CARTAZ do Evento
quinta-feira, 7 de abril de 2011
terça-feira, 5 de abril de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
segunda-feira, 21 de março de 2011
ATA 1 de 18 de MAIO DE 2011 - Comissão Organizadora
Ata 1 Evento 18 de Maio – Reunião 16.03.11 no CAPS Herbert de Souza
Presentes: Wellingtow (usuário), Anamelia Andriola (AD do Amb. HPJ), José Henrique Cerqueira (usuário ambulatório HPJ e AUFA-SM), Patrícia de Araújo Silva (familiar CAPSi mãe de Beatriz), Cosme AS (paciente CAPS AD), Maria Alice (CAPS AD Alameda) , Renato Nascimento (CAPS HS) Thaiana Desmarais (CAPS Casa do Largo), Luiza Diniz (psicóloga Centro de Convivência Oficinas Integradas), Washington Nery L Santos (AD casa do Largo), Dalva Reis (SRI- HPJ), Maritelma dos Santos (HPI-SRI/DEP), Mariana Kapps e Lilia Carreiro(CAPS HS)
Objetivos: Organizar um evento para o público em geral, divulgar e refletir sobre a Reforma Psiquiátrica , aumentar a integração entre serviços, incentivar o diálogo, gerar renda, estimular a visão sistêmica de mundo.
Formato do Evento:
DEBATES
Dia 16 de Maio - segunda-feira
Auditório da UFF – Gragoatá – O TEMPO PARA DEBATE DEVE SER PRIVILEGIADO – 40 minutos de explanação; 1 hora de debate com participação do público
9h – Histórico da Lei 10.216 em Niterói –10 anos
Sub temas – a importância de cada serviço, avanços, empasses
11h – Transparência na execução das portarias
Sub Temas – conhecendo mais a lei; o que ainda não “está no papel” em Niterói – CAPS ?, Coordenação de Saúde Mental ?; Formalização da lei; questões políticas, retorno de uma equipe da Desis no Alfredo Neves
- convidar alguém do tribunal de contas e do Ministério Público
Dia 17 de Maio – terça –feira
Auditório da UFF – Gragoatá – O TEMPO PARA DEBATE DEVE SER PRIVILEGIADO – 40 minutos de explanação; 1 hora de debate com participação do público
9h – Como o CAPS se sustenta?
Sub Temas – Necessidade de geração de renda para o próprio CAPS – Bazar; cantina; como fazer a manutenção de forma eficaz? Pintar paredes, reformar móveis etc
11h – Experiências Positivas
Mesa composta por pacientes, médico e familiar
Sub Temas : Positivo não significa normatizar ( Dr. Raldo se interessou em participar desta mesa abordando esta questão) candidatos pacientes – José Henrique, Renato Nascimento. Sugestão – Maurício de Souza. Ainda não temos sugestão de familiar.
Gostaríamos de contar com a presença de alguém do Alfredo Neves durante os debates.
Aguardamos sugestões de nomes para as mesas
Dia 18 de Maio – quarta –feira
Início 9h Término 17h
Dia cultural em frente às barcas. Cada serviço terá um estande para vendas (vamos tentar parceria com Secretaria de Cultura e ou SESC) durante o dia. Acredito que seria importante elaborarmos um informe para o público leigo sobre o que significa o 18 de Maio que pode ser distribuído, entregue junto com produtos que forem vendidos ou pode ser um cartaz em cada estande. Propomos uma escala de revezamento – pacientes e técnicos. Cada serviço ficará responsável por sua barraca – autonomia para estabelecer preço e para encaminhar a renda para os pacientes. A proposta é montar um palco onde aconteçam manifestações culturais – teatro, poesia, shows. Também vamos oferecer oficinas na rua.
Produtos que serão vendidos – instrumentos musicais produzidos no Arte Sustentável, produtos de mosaico, produtos de marcenaria, sabonetes, quadros, camisetas, rosas de pano, produtos alimentares
Sugestões de atrações: Sons do Canto (Leonardo) , Bloco Loucos pela vida (Petrônio) , Teatro do Oprimido (Alessandra), Sistema Nervoso Alterado (banda do Rio), Performances dos varais (Ana Paula)
Estamos abertos para colocar num único cronograma para divulgação para mídia, cartaz, internet etc outras atividades mesmo que nosso grupo não seja responsável pela produção como por exemplo debates no Sérgio Arouca para comunidade sobre o que é a Loucura.
Grupos de Trabalho:
Divulgação – tarefas: formatar cronograma de atividades com endereços, datas e horários até o final de março /divulgar para mídia impressa,tv, rádio, internet, instituições ligadas a àrea/pedir apoio para ASCOM/providenciar cartaz (arte, impressão etc – organizar distribuição/ MP DEP
Participantes – José Henrique Cerqueira, Mariana Kapps, Maritelma dos Santos (apoio na divulgação para a rede – internet)
Debates – tarefas: confirmar auditório da UFF, organizar lista de nomes para as mesas, convidar, confirmar presença, providenciar quitutes para intervalos, água para integrantes da mesa, infra – microfones , limpeza etc, organizar o tempo – 40 min para integrantes da mesa, 1h para debate, organizar perguntas
Participantes – Anamelia Andriola, Lilia Carreiro, Mariana Kapps
Espetáculos e Oficinas – tarefas: organizar lista de apresentações e oficinas – definir atrações e horários, definir e providenciar o que será necessário – ponto de luz, palco, microfones, bateria?, caixas etc, montagem e desmontagem
Participantes: Renato Nascimento, Vera (casa do Largo), Luiza (Centro de Convivência) e Taiana
Vendas – tarefas: checar quais serviços vão participar, que produtos serão vendidos, definir número de estandes e garantir montagem e desmontagem, formatar material de divulgação do significado do 18 de Maio para leigos (público em geral) nos estandes de forma clara e objetiva – cada serviço pode criar uma maneira de divulgar o significado do dia 18 de Maio ou pode criar um modelo padrão representando a Rede de Saúde Mental
Participantes – Washington Nery, Patrícia de Araújo Silva, Anamelia, Cosme
Contatos com Secretarias e Patrocínio- conseguir apoio das Secretarias – Cultura, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Sec Social, organizar lista de necessidades (lanche debates, água para os 3 dias, equipamento para espetáculos, estandes
Participante – Mariana Kapps
Próximo encontro dia 29/03 14h no Ambulatório do HPJ
Presentes: Wellingtow (usuário), Anamelia Andriola (AD do Amb. HPJ), José Henrique Cerqueira (usuário ambulatório HPJ e AUFA-SM), Patrícia de Araújo Silva (familiar CAPSi mãe de Beatriz), Cosme AS (paciente CAPS AD), Maria Alice (CAPS AD Alameda) , Renato Nascimento (CAPS HS) Thaiana Desmarais (CAPS Casa do Largo), Luiza Diniz (psicóloga Centro de Convivência Oficinas Integradas), Washington Nery L Santos (AD casa do Largo), Dalva Reis (SRI- HPJ), Maritelma dos Santos (HPI-SRI/DEP), Mariana Kapps e Lilia Carreiro(CAPS HS)
Objetivos: Organizar um evento para o público em geral, divulgar e refletir sobre a Reforma Psiquiátrica , aumentar a integração entre serviços, incentivar o diálogo, gerar renda, estimular a visão sistêmica de mundo.
Formato do Evento:
DEBATES
Dia 16 de Maio - segunda-feira
Auditório da UFF – Gragoatá – O TEMPO PARA DEBATE DEVE SER PRIVILEGIADO – 40 minutos de explanação; 1 hora de debate com participação do público
9h – Histórico da Lei 10.216 em Niterói –10 anos
Sub temas – a importância de cada serviço, avanços, empasses
11h – Transparência na execução das portarias
Sub Temas – conhecendo mais a lei; o que ainda não “está no papel” em Niterói – CAPS ?, Coordenação de Saúde Mental ?; Formalização da lei; questões políticas, retorno de uma equipe da Desis no Alfredo Neves
- convidar alguém do tribunal de contas e do Ministério Público
Dia 17 de Maio – terça –feira
Auditório da UFF – Gragoatá – O TEMPO PARA DEBATE DEVE SER PRIVILEGIADO – 40 minutos de explanação; 1 hora de debate com participação do público
9h – Como o CAPS se sustenta?
Sub Temas – Necessidade de geração de renda para o próprio CAPS – Bazar; cantina; como fazer a manutenção de forma eficaz? Pintar paredes, reformar móveis etc
11h – Experiências Positivas
Mesa composta por pacientes, médico e familiar
Sub Temas : Positivo não significa normatizar ( Dr. Raldo se interessou em participar desta mesa abordando esta questão) candidatos pacientes – José Henrique, Renato Nascimento. Sugestão – Maurício de Souza. Ainda não temos sugestão de familiar.
Gostaríamos de contar com a presença de alguém do Alfredo Neves durante os debates.
Aguardamos sugestões de nomes para as mesas
Dia 18 de Maio – quarta –feira
Início 9h Término 17h
Dia cultural em frente às barcas. Cada serviço terá um estande para vendas (vamos tentar parceria com Secretaria de Cultura e ou SESC) durante o dia. Acredito que seria importante elaborarmos um informe para o público leigo sobre o que significa o 18 de Maio que pode ser distribuído, entregue junto com produtos que forem vendidos ou pode ser um cartaz em cada estande. Propomos uma escala de revezamento – pacientes e técnicos. Cada serviço ficará responsável por sua barraca – autonomia para estabelecer preço e para encaminhar a renda para os pacientes. A proposta é montar um palco onde aconteçam manifestações culturais – teatro, poesia, shows. Também vamos oferecer oficinas na rua.
Produtos que serão vendidos – instrumentos musicais produzidos no Arte Sustentável, produtos de mosaico, produtos de marcenaria, sabonetes, quadros, camisetas, rosas de pano, produtos alimentares
Sugestões de atrações: Sons do Canto (Leonardo) , Bloco Loucos pela vida (Petrônio) , Teatro do Oprimido (Alessandra), Sistema Nervoso Alterado (banda do Rio), Performances dos varais (Ana Paula)
Estamos abertos para colocar num único cronograma para divulgação para mídia, cartaz, internet etc outras atividades mesmo que nosso grupo não seja responsável pela produção como por exemplo debates no Sérgio Arouca para comunidade sobre o que é a Loucura.
Grupos de Trabalho:
Divulgação – tarefas: formatar cronograma de atividades com endereços, datas e horários até o final de março /divulgar para mídia impressa,tv, rádio, internet, instituições ligadas a àrea/pedir apoio para ASCOM/providenciar cartaz (arte, impressão etc – organizar distribuição/ MP DEP
Participantes – José Henrique Cerqueira, Mariana Kapps, Maritelma dos Santos (apoio na divulgação para a rede – internet)
Debates – tarefas: confirmar auditório da UFF, organizar lista de nomes para as mesas, convidar, confirmar presença, providenciar quitutes para intervalos, água para integrantes da mesa, infra – microfones , limpeza etc, organizar o tempo – 40 min para integrantes da mesa, 1h para debate, organizar perguntas
Participantes – Anamelia Andriola, Lilia Carreiro, Mariana Kapps
Espetáculos e Oficinas – tarefas: organizar lista de apresentações e oficinas – definir atrações e horários, definir e providenciar o que será necessário – ponto de luz, palco, microfones, bateria?, caixas etc, montagem e desmontagem
Participantes: Renato Nascimento, Vera (casa do Largo), Luiza (Centro de Convivência) e Taiana
Vendas – tarefas: checar quais serviços vão participar, que produtos serão vendidos, definir número de estandes e garantir montagem e desmontagem, formatar material de divulgação do significado do 18 de Maio para leigos (público em geral) nos estandes de forma clara e objetiva – cada serviço pode criar uma maneira de divulgar o significado do dia 18 de Maio ou pode criar um modelo padrão representando a Rede de Saúde Mental
Participantes – Washington Nery, Patrícia de Araújo Silva, Anamelia, Cosme
Contatos com Secretarias e Patrocínio- conseguir apoio das Secretarias – Cultura, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Sec Social, organizar lista de necessidades (lanche debates, água para os 3 dias, equipamento para espetáculos, estandes
Participante – Mariana Kapps
Próximo encontro dia 29/03 14h no Ambulatório do HPJ
terça-feira, 1 de março de 2011
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
PROJETO ARTE SUSTENTÁVEL
ARTE SUSTENTÁVEL - GERAÇÃO DE RENDA
O projeto ARTE SUSTENTÁVEL: de dentro para fora e de fora para dentro foi selecionado num edital do Ministério da Saúde e vai capacitar 40 pacientes de saúde mental . O projeto foi contemplado pelo CAPS Herbert de Souza mas estamos abrindo 20 vagas para pacientes da rede de saúde mental de Niterói (a partir de 16 anos).
Os participantes vão aprender a fazer instrumentos musicais com materiais recicláveis - tampas de remédios e embalagens plásticas em geral- para geração de renda. Na última etapa os participantes aprenderão estratégias de venda e marketing com os pacientes do Papel Pinel - teremos usuários aprendendo e ensinando nesta última fase da proposta.
Cronograma
15/03 - Palestra sobre sustentabilidade ministrada pela ONG Ecomapapendi na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMRHS) de Niterói
22 e 29/03 e 05 e 12/04 - Oficinas de instrumentos de percussão feitos com materiais recicláveis ( tampas de remédios e embalagens em geral) com a artista plástica Liane Esteves no CREPOP – rua Coronel Gomes Machado 529, Niterói (2 grupos de 20 – cada grupo assiste 2 aulas)
19/04 - Oficina de ritmo e sonoridade - no CREPOP com O Passo – rua Coronel Gomes Machado 529, Niterói
26/04 - Palestra sobre vendas e marketing com pacientes integrantes do Papel Pinel - na Av Venceslau Braz 65 sala 18 Botafogo - Ambulatório de Adultos ; Rio - RJ
Haverá lanche e transporte no último dia para a atividade no Rio.
Os interessados devem enviar o nome dos pacientes, descrição do serviço de referência , telefone e e-mail até o dia 01/03 para - capsniteroi@yahoo.com.br
Atenciosamente,
Mariana Kapps
Gestora de projetos - CAPS Herbert de Souza
Em prol do consumo consequente
http://twitter.com/#!/kappsmariana
O projeto ARTE SUSTENTÁVEL: de dentro para fora e de fora para dentro foi selecionado num edital do Ministério da Saúde e vai capacitar 40 pacientes de saúde mental . O projeto foi contemplado pelo CAPS Herbert de Souza mas estamos abrindo 20 vagas para pacientes da rede de saúde mental de Niterói (a partir de 16 anos).
Os participantes vão aprender a fazer instrumentos musicais com materiais recicláveis - tampas de remédios e embalagens plásticas em geral- para geração de renda. Na última etapa os participantes aprenderão estratégias de venda e marketing com os pacientes do Papel Pinel - teremos usuários aprendendo e ensinando nesta última fase da proposta.
Cronograma
15/03 - Palestra sobre sustentabilidade ministrada pela ONG Ecomapapendi na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMRHS) de Niterói
22 e 29/03 e 05 e 12/04 - Oficinas de instrumentos de percussão feitos com materiais recicláveis ( tampas de remédios e embalagens em geral) com a artista plástica Liane Esteves no CREPOP – rua Coronel Gomes Machado 529, Niterói (2 grupos de 20 – cada grupo assiste 2 aulas)
19/04 - Oficina de ritmo e sonoridade - no CREPOP com O Passo – rua Coronel Gomes Machado 529, Niterói
26/04 - Palestra sobre vendas e marketing com pacientes integrantes do Papel Pinel - na Av Venceslau Braz 65 sala 18 Botafogo - Ambulatório de Adultos ; Rio - RJ
Haverá lanche e transporte no último dia para a atividade no Rio.
Os interessados devem enviar o nome dos pacientes, descrição do serviço de referência , telefone e e-mail até o dia 01/03 para - capsniteroi@yahoo.com.br
Atenciosamente,
Mariana Kapps
Gestora de projetos - CAPS Herbert de Souza
Em prol do consumo consequente
http://twitter.com/#!/kappsmariana
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
CARNAVAL - BLOCO LOUCOS PELA VIDA
CARNAVAL 2011 - BLOCO “LOUCOS PELA VIDA”
O Centro de Convivência “Oficinas Integradas” convida a todos para o tradicional “Berro de carnaval’, promovido pelo bloco “Loucos pela Vida” da rede de saúde mental do Município de Niterói, que será realizado no dia 01/03/2011, às 13:30h, terça- feira, com concentração em frente ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. Desfilando pela rua Quintino Bocaiúva em Charitas – Niterói, o bloco existe há 8 anos e é formado por usuários da rede de saúde mental, funcionários, familiares, comunidade ou qualquer pessoa que abrace a causa de promover um espaço de entretenimento para portadores de sofrimento psíquico.
Convocamos os foliões que venham fantasiados e os serviços, que organizem suas alas.
O bloco oferece carro de som, apoio de trânsito, banho de mangueira, queima de fogos, tudo animado pela bateria Cefaleia.
O enredo deste ano é “Loucura do Dia à Dia” e faz uma homenagem ao Profeta Gentileza.
A sua participação é muito importante. Abrace esta causa, venha prestigiar e traga seus amigos.
Contamos também com a participação de todas as unidades da rede de saúde mental pública e particular, pois juntos temos um objetivo comum: o melhor atendimento ao usuário de saúde mental.
Organização Centro de Convivência Oficinas Integradas
O Centro de Convivência “Oficinas Integradas” convida a todos para o tradicional “Berro de carnaval’, promovido pelo bloco “Loucos pela Vida” da rede de saúde mental do Município de Niterói, que será realizado no dia 01/03/2011, às 13:30h, terça- feira, com concentração em frente ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. Desfilando pela rua Quintino Bocaiúva em Charitas – Niterói, o bloco existe há 8 anos e é formado por usuários da rede de saúde mental, funcionários, familiares, comunidade ou qualquer pessoa que abrace a causa de promover um espaço de entretenimento para portadores de sofrimento psíquico.
Convocamos os foliões que venham fantasiados e os serviços, que organizem suas alas.
O bloco oferece carro de som, apoio de trânsito, banho de mangueira, queima de fogos, tudo animado pela bateria Cefaleia.
O enredo deste ano é “Loucura do Dia à Dia” e faz uma homenagem ao Profeta Gentileza.
A sua participação é muito importante. Abrace esta causa, venha prestigiar e traga seus amigos.
Contamos também com a participação de todas as unidades da rede de saúde mental pública e particular, pois juntos temos um objetivo comum: o melhor atendimento ao usuário de saúde mental.
Organização Centro de Convivência Oficinas Integradas
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
O Secretário de Estado Felipe Peixoto, convoca todos os que puderem, a ajudar a população de Petrópólis, Teresópolis e Nova Friburgo e demais cidades da Região Serrana do RJ
É hora de fazermos a nossa parte
O Estado do Rio, mais uma vez, foi palco de uma tragédia sem tamanho. As cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão no centro das atenções de uma tragédia muito maior, que destruiu cidades inteiras e já causou mais de 500 mortes, podendo chegar a mais de 1000.
Como não podia deixar de ser, estive em Nova Friburgo para verificar pessoalmente os acontecimentos e prestar auxílio direto aos desabrigados e também às equipes de resgate. Além disso, estou direcionando toda a minha equipe para ajudar nos esforços de solidariedade.
Neste momento, é imprescindível que nos esforcemos para aliviar o sofrimento das vítimas. Peço, por isso, que você se engaje nessa mobilização. Existem duas formas para isso:
1) Doar alimentos, vestuário, medicamentos, colchonetes e roupa de cama.
2) Voluntariar-se em um centro de coleta ou distribuição de alimentos.
Em diversos locais do Estado, postos de coleta de donativos estão sendo montados. Você pode encontrar uma lista com alguns deles no blog, recém-lançado, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.
Não podemos nos esquecer, quem viveu a tragédia que se abateu sobre Niterói há 9 meses, que todas essas cidades colaboraram – e muito – naquela época.
O Ceasa, administrado pela Secretaria, está preparando o envio de 40 toneladas de alimentos para a Região Serrana e é um dos centros que precisa de apoio.
Em Niterói, coletaremos donativos no Centro Educacional e em todas as unidades da Águas de Niterói.
Eu estarei, pessoalmente e através da minha assessoria, enviando informações através do meu Twitter (@felipepeixotobr).
Eu manterei contato com todos através do Twitter e do e-mail. Minha assessoria manterá notícias atualizadas através do meu site e do blog da Secretaria.
Um abraço,
Felipe Peixoto
O Estado do Rio, mais uma vez, foi palco de uma tragédia sem tamanho. As cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão no centro das atenções de uma tragédia muito maior, que destruiu cidades inteiras e já causou mais de 500 mortes, podendo chegar a mais de 1000.
Como não podia deixar de ser, estive em Nova Friburgo para verificar pessoalmente os acontecimentos e prestar auxílio direto aos desabrigados e também às equipes de resgate. Além disso, estou direcionando toda a minha equipe para ajudar nos esforços de solidariedade.
Neste momento, é imprescindível que nos esforcemos para aliviar o sofrimento das vítimas. Peço, por isso, que você se engaje nessa mobilização. Existem duas formas para isso:
1) Doar alimentos, vestuário, medicamentos, colchonetes e roupa de cama.
2) Voluntariar-se em um centro de coleta ou distribuição de alimentos.
Em diversos locais do Estado, postos de coleta de donativos estão sendo montados. Você pode encontrar uma lista com alguns deles no blog, recém-lançado, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.
Não podemos nos esquecer, quem viveu a tragédia que se abateu sobre Niterói há 9 meses, que todas essas cidades colaboraram – e muito – naquela época.
O Ceasa, administrado pela Secretaria, está preparando o envio de 40 toneladas de alimentos para a Região Serrana e é um dos centros que precisa de apoio.
Em Niterói, coletaremos donativos no Centro Educacional e em todas as unidades da Águas de Niterói.
Eu estarei, pessoalmente e através da minha assessoria, enviando informações através do meu Twitter (@felipepeixotobr).
Eu manterei contato com todos através do Twitter e do e-mail. Minha assessoria manterá notícias atualizadas através do meu site e do blog da Secretaria.
Um abraço,
Felipe Peixoto
Assinar:
Postagens (Atom)